Gabinete do Prefeito
NOTÍCIAS
31.05.2017
Ato de Posse da nova Conselheira Tutelar de Passo do Sobrado
Conselheira eleita pelo COMDICA foi apresentada formalmente nesta manhã
Elaine K. Dettenborn, representante do COMDICA, o Prefeito Hélio Queiroz, a nova Conselheira Lourdes M. Queiroz, e o Vice-Prefeito Cristiano Konzen
Na manhã desta quarta-feira, 31, a nova conselheira tutelar de Passo do Sobrado foi apresentada de forma oficial no Gabinete do Prefeito. Lourdes Maria Queiroz, inicia suas atividades já nesta quinta-feira, 01/06. Ana Paula Baierle foi eleita suplente na eleição realizada no dia 30 de abril. Na foto estão, além da conselheira, o prefeito municipal Hélio de Queiroz, o vice prefeito Cristiano Konzen e a representante do COMDICA, Elaine Dettenborn, presidente da Comissão Seletiva Eleitoral.

Entenda:
O Conselho Tutelar é formado por membros eleitos pela comunidade para mandato de três anos. Nesse período, os conselheiros atendem crianças e adolescentes e aconselham seus pais e responsáveis. Seu trabalho é basicamente norteado sob denúncias, por isso, sempre que se perceba abuso ou situações de risco contra menores, como por exemplo, em casos de violência física ou emocional, o Conselho Tutelar deve ser acionado.
Cabe ao Conselho aplicar medidas que zelem pela proteção dos direitos da criança e do adolescente. No entanto, não tem competência para aplicar medidas judiciais, não pode julgar nenhum caso e não age como órgão correcional. Desta forma, quando um adolescente, por exemplo, pratica algum crime, este será direcionado à Polícia Militar. O Conselho Tutelar poderá atuar somente com aconselhamento.